Parceria entre Prefeitura e Funasa garante Controle de Qualidade em sistemas de abastecimento em Bujari

Assessoria

Esta atividade da Unidade Móvel com visitas in loco aos Municípios, estão na programação anual do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam/AC) e vão ao encontro da missão institucional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em apoiar o controle da qualidade da água em áreas rurais e urbanas.

Foram percorridos pontos de captação e distribuição da água no Município de Bujari tais como: Secretaria de Saúde, Unidade Básicas de Saúde (UBS’s) e Prefeitura de Bujari.

O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade da água fornecida à população e orientar o poder público local sobre as ações necessárias para adequar os sistemas aos requisitos legais exigidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria MS 2.914/2011.

O trabalho de campo foi coordenado pela Equipe Técnica do Sesam, acompanhada por Técnicos do Depasa.

Para o Superintendente da Funasa no Acre, Raphael Bastos, com estas ações, a Suest/AC procura contribuir para o fortalecimento de suas metas e a sua missão institucional de apoio ao controle de qualidade da água para o consumo humano, salienta.