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Fórum de Educação Étnico-racial: Promovendo a Igualdade e Valorização da Diversidade nas Escolas

Fórum Permanente de Educação Étnico-racial: Promovendo a Igualdade e Valorização da Diversidade nas Escolas

No dia 6 de junho de 2023, aconteceu o primeiro Fórum Permanente de Educação Étnico-racial, reunindo equipes gestoras escolares, representantes da Secretaria de Educação e membros do Fórum Permanente de Educação Étnico-racial. O evento teve como foco o combate à violência contra a mulher e a promoção da educação nas relações étnico-raciais, contando com a participação de coordenadores e gestores de escolas municipais e estaduais.

Durante a programação matinal, os participantes foram acolhidos e apresentados aos objetivos da formação. Foram abordados temas como violência de gênero, incluindo a violência contra meninas e mulheres, além do projeto "Meninas e Mulheres: educar para proteger". Também foi discutida a importância da educação das relações étnico-raciais, destacando as leis 10.639/2003 e 11.645/08, e a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, bem como práticas pedagógicas positivas e negativas.


Durante a tarde, foram explorados temas como a África como berço da humanidade e do conhecimento, a escravidão negra no Brasil, e políticas de promoção da igualdade racial. Além disso, foi apresentado um panorama histórico e geográfico dos povos indígenas do Brasil e do Acre. O grupo foi dividido em duas partes, sendo o Grupo I composto pelo Núcleo de Representação da SEE e equipes gestoras, que discutiram sugestões de atividades pedagógicas e construção de sequências didáticas. Já o Grupo II foi dedicado ao Fórum Municipal Permanente de Educação Étnico-racial, com o alinhamento e esclarecimento de dúvidas sobre o fórum.


O evento teve um início animado, com um delicioso coffee break oferecido pela Prefeitura de Bujari, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O Fórum Permanente de Educação Étnico-racial serve como um espaço importante para promover a igualdade, valorizar a diversidade e contribuir para uma educação mais inclusiva e consciente das questões étnico-raciais.

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