• Ascom

Prefeito participa da abertura da IV Conferência Municipal de Educação no Bujari

Na manhã da última sexta-feira, 6 de maio de 2022, a prefeitura de Bujari através da Secretaria Municipal de Educação promoveu a IV Conferência Municipal de Educação do Bujari, etapa municipal, em preparação para a Conferência Nacional de Educação – CONAE – 2022 a ser realizada em novembro de 2022, em Brasília-DF.



O seminário organizado pela Secretaria Municipal de Educação e representantes da Educação do Município tem como objetivo de avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais e conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.


Segundo o prefeito Padeiro a finalidade da Conferência é a discussão e proposição de caminhos para uma educação de qualidade, mediante políticas públicas educacionais, comprometidas com a gestão democrática, tendo como tema central “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”.


O Conferencista da IV conferência do Bujari foi o prof.º Mario Roberto Machado Torres. A Conferência Nacional de Educação tem 3 eixos de estudos que são: Eixo 1. O PNE 2024-2034: Avaliação das diretrizes e metas; Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade e serviço da Educação; e Eixo 3. Criação do SNE: Avaliação da legislação inerente e do modelo em construção;


Com os eixos o governo municipal espera promover junto com a sociedade a avaliação das políticas educacionais e assim garantir a construção de uma Educação de qualidade para os munícipes, dentro do tema proposto, tratando especialmente de Inclusão, Equidade e Qualidade da educação.


As conferências de Educação ocorrem nas esferas: Municipal, Estadual e Nacional, para contribuir na colaboração de um plano que atenda as necessidades educacionais deste país zelando pela diversidade que o constituí. São objetivos da etapa Municipal avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação, analisando o cumprimento das metas e estratégias estabelecidas, assim como os avanços e desafios; além de conclamar a sociedade para participar da elaboração e aprovação do novo Plano Nacional de Educação que terá vigência de 2024-2034.



A secretária de Educação, Odete Leal, destaca que existe um compromisso grande e de muita responsabilidade por parte do prefeito Padeiro e da Secretaria Municipal de Educação de Bujari, para melhorar a educação, e que esta IV Conferência é de fundamental importância para desenvolver momentos de reflexão sobre como estamos trabalhando e planejando o futuro educacional dos estudantes.


Participaram do evento o Prefeito João Edvaldo (padeiro), vice-prefeito Francisco Bessa, Secretária de Educação e Presidente da IV Conferência Municipal de Educação do Bujari, Prof.ª Odete Leal; representando as escolas municipais prof.ª Anailde Reis, representando as escolas estaduais prof. Antonio Matias, representando a família azul Cléia M. Ferreira, representando as entidades religiosas pastor Aguinaldo (Igreja presbiteriana), representando a Classe Estudantil Edivaldo Junior, representando o Núcleo de Educação do Estado no Bujari prof.ª Maria Rosângela, Secretário Municipal de Saúde Francisco Abreu, Secretário de Esporte Cultura e Lazer Cleyton Teixeira, representando a Câmara Municipal, o vereador Luciano Costa.



O evento seguiu todas as medidas de proteção, limitação de pessoas, protocolos de higiene e distanciamento, medidas essas que reforçam o combate a pandemia.

0 comentário