• Ascom/Ferrety Costa

Prefeitura alcança excelentes resultados no combate a malária e a dengue no município de Bujari

Atualizado: Ago 27

Ao longo dos últimos meses, as ações de combate à malária estão sendo intensificadas por meio das equipes da saúde municipal bujariense que atuam no controle de serviço e monitoramento da doença.

O município de Bujari vem alcançando bons resultados na redução na malária. Dados da Vigilância Sanitária mostram que de de janeiro a julho de 2021 comparando com mesmo período do ano anterior, foram 48% menos casos, graças as ações integradas entre município e governo do Estado. De janeiro até a última segunda-feira, 23, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Bujari levaram atendimentos a 271 pessoas, sendo 43 casos positivos de malária, sendo 19 do tipo Falciparun e 24 Vivax. Todos os pacientes foram medicados, fizeram os exames de verificação de cura e nas localidades com casos de malária positivados a Prefeitura alcançou o bloqueio químico de 100%.


Reforçando o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Transmissão Vetorial do Governo do Estado do Acre, entregou um Microscópio ao município para auxiliar no combate à malária.


Além do combate a malária, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também trabalharam intensamente no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram dois ciclos de visitas concluídos até o momento, e nesta semana, os agentes de saúde de Bujari iniciaram o terceiro ciclo. Como resultado da ação de reconhecimento geográfico, foram 4.250 alcançados. Em testes, foram realizados dois Levantamento de Índice Rápido - LIRA com resultado de 2,5 de infestação do Aedes no município.