top of page
  • Foto do escritorAscom

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família-Bujari

Prefeitura inaugura Unidade de Saúde da Família-Bujari


A Prefeitura de Bujari inaugurou, nesta quinta-feira (27), a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) na rua Begônia. A missão desta nova unidade será atender famílias abrangidas nos bairros do Bujari e adjacências. Inicialmente, são 200 famílias estimadas para o atendimento. Já a previsão é de realizar 700 consultas médicas por mês, além das visitas domiciliares e consultas de enfermagem.



O prefeito João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro) destacou que a unidade será benéfica para todo o povo bujariense, em especial para os moradores da rua Begônia e bairros adjacentes. “Esta unidade representa nosso compromisso com a saúde do povo bujariense. Adquirimos os equipamentos necessários para colocá-la em funcionamento. A partir do momento em que ela funcionar plenamente, irá desafogar outras UBS da cidade", disse o prefeito.


O secretário de saúde, Francisco Abreu, explicou que na unidade de Saúde da Família os moradores terão um prontuário familiar. “Além dos funcionários daqui, teremos os agentes comunitários da saúde, a qual são os que moram na comunidade, levando e trazendo a realidade do bairro para os profissionais da unidade e também, orientações para as casas, essa é a diferença para uma unidade básica de saúde tradicional”. “Peço à comunidade que seja participativa, pois não é um prédio da Prefeitura, e sim de todos vocês”, finalizou.


Prestigiaram o evento de inauguração o Prefeito João Edvaldo (Padeiro), vice Francisco Bessa, Secretário de saúde, Francisco Abreu, Secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Rocilda, Secretária de Planejamento, Emili do Vale Leal, Secretária de Educação, Maria Odete do vale Leal e os vereadores Gilvan, Rosita e Mariazinha, funcionários da saúde municipal e moradores.


O programa de Estratégia de Saúde da Família será a base do atendimento na unidade que, diferente das Unidades Básicas (UBS) tradicionais, contará com equipe formada por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório dentário e agentes comunitários de saúde.

A Estratégia da Família tem por objetivo o atendimento voltado à prevenção das doenças de uma forma integral, não apenas com as consultas médicas, mas com a participação efetiva de cada morador, com educação em saúde, entre outros e iniciará suas atividades com a realização do cadastro das famílias que ocorrerá casa a casa, a partir do mês de maio de 2023. A ESF fica na situada na rua Begônia.


Galeria de fotos


0 comentário

Comments


bottom of page