• Ascom

Prefeitura reconhece importância dos agentes comunitários e de combate às endemias

Nesta terça-feira, 4 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e do Agente de Combate às Endemias (ACE) instituído pela Lei nº 11.585/2007. Afim de comemorar a data a Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA/BJ) e a Prefeitura de Bujari, parabenizou todos os profissionais, que são a base do Sistema Único de Saúde (SUS).



Para o secretário municipal da Saúde, Francisco Abreu, a importância dos agentes de saúde está na convivência direta com a comunidade do território em que atuam. “Eles sabem das reais necessidades da população e trabalham a prevenção e a promoção da saúde o tempo todo, por meio de ações educativas, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS. Eles são essenciais para a gestão poder planejar as ações nas comunidades”, enfatizou.


A secretária adjunta de saúde, Maria Conceição, explica que o agente comunitário de saúde – ACS é um personagem muito importante na implementação do Sistema Único de Saúde, fortalecendo a integração entre os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) e a comunidade e o Agente de Combate às Endemias - ACE é o profissional que trabalha vinculado a uma equipe de vigilância em saúde, mas que deve atuar de forma conjunta com a equipe de saúde da família sempre que possível.


No caso do Agente Comunitário de Saúde, é ele quem está mais próximo dos problemas que afetam a comunidade. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce. Sua ação favorece a transformação de situações que afetam a qualidade de vida das famílias, como aquelas associadas ao saneamento básico, destinação do lixo, condições precárias de moradia, situações de exclusão social, desemprego, violência intrafamiliar, drogas lícitas e ilícitas, acidentes.


Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, os agentes de endemias também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas; atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por cobras, escorpiões e aranhas; e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.


Homenagem


Demonstrando seu carinho e reconhecendo a importância dos profisionais a prefeitura e a saúde municipal celebrou a data, promovendo uma homenagem através de vídeos e um café da manhã, antes de iniciar as atividades do dia, para os agentes que atuam na área.


Legislação


O Ministério da Saúde definiu a Saúde da Família como estratégia prioritária para a organização e fortalecimento da APS no país. As atividades de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate às Endemias são regidas pela Lei nº 11.350/2006 e pelo Decreto nº 3.189/1999 que fixam as diretrizes para o exercício profissional desse trabalhador. A data comemorativa foi instituída pela Lei nº 11.585/2007.


Galeria de Fotos


0 comentário