Acessibilidade às crianças com deficiência chega a Bujari por meio do Proser, comemora Prefeito

O prefeito João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro) acompanhado do vice-prefeito Francisco Bessa, do Secretário Municipal de Saúde Francisco Abreu e da Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Maria Conceição, comemoram a entrega de cadeiras de rodas no âmbito do Proser ao município.

A iniciativa é do Governo do Estado do Acre por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), que vem beneficiando os municípios do interior com cadeiras de rodas para pessoas com deficiência. Somente nesta semana o Estado realizou a entrega de 51 cadeiras de rodas no interior do Acre, das 80 adquiridas até o momento. Os municípios beneficiados foram 8, sendo eles: Bujari, Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mâncio Lima.

Padeiro frisa que a iniciativa do Estado é excelente e trás humanidade e esperança as famílias de pessoas portadoras de alguma ausência de mobilidade. "Esse programa do Estado financiado pelo Banco Mundial, denominado PROSER -Programa de Saneamento Ambiental do Acre, é maravilhoso e promove a acessibilidade às crianças com deficiência, pois a cadeira de rodas é uma ferramenta extretamente importante para garantir ou ampliar a sua mobilidade" disse e finalizou destacando que "A cadeira de roda é uma pré-condição para que elas desfrutem de seus direitos humanos e vivam com dignidade." encerrou.

Acompanhando as entregas, as autoridades visitaram dezenas de famílias e casas, podendo contemplar o sorriso estampado no rosto de cada mãe, pai ou responsável, contemplado com a cadeira de rodas. As cadeiras são de diversos tipos a saber: cadeiras monoblocos, cadeiras de banho e cadeiras de tetraplégico com apoio cervical.

A coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Adélia Suzana Costa, ressaltou que foram entregues 33 cadeiras para pacientes dos municípios e 18 cadeiras para as unidades de saúde. “Estamos muito felizes em realizar essa entrega nos municípios, sabendo da importância desse meio de locomoção adequado para os pacientes com deficiência. É satisfatório poder ver a alegria dos pacientes que estavam aguardando, e dos familiares”, evidenciou Adélia Costa.

“O Estado tem dado o devido suporte aos municípios em se tratando da pessoa com deficiência, que precisa desse olhar humanizado. Estamos muito felizes por essa parceria atender os anseios das secretarias municipais, e assim estamos levando inclusão para todos”, salientou o coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência, Mateus Henrique Costa Rocha.