Bujari comemora mês de conscientização do Autismo com diversas ações.

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, é oficialmente em 2 de abril, mas, devido às enchentes que assolou o Estado e vários municípios, a prefeitura do Bujari, em parceria a Associação Família Azul de Bujari – AFAB, realizou uma linda passeata e carreata, para conscientizar a população sobre a importância de entender sobre o autismo e passar mais informações as pessoas.

Abril é o mês da conscientização mundial sobre o autismo. A data, estabelecida em 2.007, foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tendo como objetivo difundir informações para a população sobre o autismo e assim reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno.

Em Bujari, a comemoração foi marcada por diversas ações promovidas em parceria entre a Prefeitura do Bujari e a AFAB. A abertura das atividades aconteceu na manhã de quinta-feira, 13, com a passeata do amor.

Segundo o prefeito João Edvaldo Teles, que fez questão de prestigiar o evento, e ressaltar que autismo não é doença, é apenas uma diferença, ainda é necessário muito trabalho para evitar situações desconfortáveis e complicadas que ainda ocorrem, por mero desconhecimento dessa condição que vivem crianças e adultos, no município. "Infelizmente, nem todos, compreendem o comportamento de um AUTISTA. Queremos que a população conheça um pouco mais sobre o assunto, porque o desconhecimento leva a ações desconfortáveis e preconceituosas. O autismo não é uma doença, é uma condição que altera o desenvolvimento padrão da linguagem, interação social, processos de comunicação e do comportamento social, apenas isso", frisou o prefeito, e continuou, destacando que a gestão municipal e toda a população é parte do processo de acolhimento, entendimento, carinho, amor ao próximo, para minimizar o impacto que o espectro autista pode causar na pessoa, para que ela tenha uma vida tranquila e plena.

Já os profissionais da saúde, presentes no evento, pontuaram que do ponto de vista clínico, a condição pode ser trabalhada, reabilitada, modificada e tratada, com o propósito de adequar o indivíduo para o convívio social e até mesmo para as atividades acadêmicas e profissionais.

"Junte sua voz a nossa. Venha conhecer essa condição, entender mais sobre o autismo, e ajudar muitas pessoas a serem felizes, e conviver socialmente, com todos nós" disse o secretário Francisco Abreu.

Prestigiaram o evento o prefeito Padeiro, vice-prefeito Francisco Bessa, secretário de saúde Francisco Abreu, servidores da saúde, assistência social, direção e membros da AFAB, pais de crianças com o transtorno do especto autista.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é comemorado em 02 de abril. A data foi escolhida visando levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse ano o tema Mundial da Campanha é “Mais Informação, menos Preconceito”.