Bujari completa 30 anos de emancipação com uma grande e linda festa, com presença de autoridades

Atualizado: 2 de mai. de 2022

Três décadas de emancipação política e administrativa, Bujari, trintou!

O prefeito João Edvaldo Teles de Lima, recebeu o governador Gladson Cameli e equipe de autoridades estaduais, para as comemorações de aniversário do Bujari, que completa 30 anos de elevação a município nesta quinta-feira, 28. Além de Bujari, mais seis municípios contemplam também 30 anos de elevação, são eles (ordem alfabética): Acrelândia, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre, e Santa Rosa do Purus.

A administração municipal do Bujari, preparou uma grandiosa festa para celebrar as três décadas de emancipação política e administrativa da cidade, nesta quinta-feira, 28. Houve uma extensa programação, prestigiada por autoridades estaduais e municipais, servidores públios e populares, uma grande festa popular.

Foram inúmeros momentos de emoção e homenagens, durante a solenidade em comemoração das três decadas de elevação de Bujari, e um registro importante foi o hasteamento das bandeiras (do Brasil, do Acre e do Bujari).

O prefeito Padeiro, governador Gladson Cameli, realizaram o hasteamento das bandeiras, demonstrando patriotismo, renovando as crenças, valores, cultura e o nacionalismo, e em seguida, todos os presentes se levantaram para acompanhar a execução dos hinos.

Em sua fala, o prefeito ressaltou a importância histórica do município, falou das raízes comerciais ligadas ao extrativismo vegetal, destacou a agricultura e borracha, e a construção da estrada da BR 364, no trecho Rio Branco a Sena Madureira, como registros para mencionar o surgimento da história do Bujari e sua gente, e ainda aproveitou para agradecer a parceria do governo do Estado do Acre.

“Nossa querida e amada Bujari, parabéns! Nossa cidade é o nosos lar. Bujari é a minha identidade, onde guardo as melhores recordações da minha vida. Comemoro seu aniversário com orgulho porque nas suas ruas, encontro a minha paz. Quem faz a cidade é o povo, e hoje meu coração é só de gratidão a Bujari. Hoje, completando três décadas, Bujari se torna o mais novo trintão do estado do Acre. Parabéns!" disse o gestor.

Continuando, o prefeito Padeiro fez questão de agradecer o governo do Estado e destacou "Quero externar a minha gratidão ao governo do Estado, que tem nos ajudado muito cedendo equipamentos para o melhoramento de ramais e a pavimentação de ruas. Foram destinadas ao município quatro máquinas, uma pá carregadeira, uma motoniveladora, um caminhão basculante e um rolo compactador, além de R$ 500 mil para compra de combustível. Isso é gestão”, frisou o prefeito.

“Parabéns, Bujari, temos que comemorar a vida e a emancipação deste município habitado por pessoas trabalhadoras, que acordam cedo para batalhar pelo pão de cada dia. Temos que comemorar também o retorno dessas atividades cívicas no pós-pandemia”, frisou o governador.

Programação

A prefeitura preparou uma grande programação para celebrar a data. No início da manhã, por volta das 6h30, houve corridas infantil (150 metros) e juvenil (500 metros) e adulta (6km), tanto para homens e mulheres. O prefeito e o governador entregaram a premiação à criança Elias Ferreira, que obteve o primeiro lugar na prova de 150 metros.

As 8 horas houve a Tenda da Saúde com inúmeros serviços a população de todas as idades com vacinas, testes rápidos, verificação de pressão arterial e exames. A assistência social também presente, fez o acompanhamento das famílias e pessoas e orientações sobre o programa Auxio Brasil.

As 16 horas, houve a apresentação de fanfarras e as 17 horas a grande festa de celebração dos 30 anos de Bujari, com um bolo de 30 metros para servir toda a população do município e convidados. Houve show com as bandas Trio Furacão, Banda da PM e outros.

Prestigiaram a solenidade o Prefeito João Edvaldo (Padeiro), Vice Francisco Bessa, secretários municipais, presidente do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Eng. Petronio Antunes, secretário de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Jhon Douglas da Costa e a secretária de Comunicação, Nayara Lessa.