• Foto do escritorASCOM/BJ Ferrery

Bujari: Governo Municipal e Estadual trabalham para garantir o abastecimento de água no município

A parceria entre o governo municipal do Bujari e o governo do estado do Acre, está possibilitando a normalização do abatecimento de água do município. Nesta quarta-feira, 19, o governo do Estado por meio do Saneacre e Prefeitura do Bujari, decidiram na quarta-feira, 19, aumentar o número de carros-pipa que reforçam o abastecimento de água no município de Bujari. O objetivo é continuar garantindo a distribuição de água na área urbana do município, que tem sido prejudicado por causa da crise hídrica.

Com o abastecimento prejudicado por causa da crise hídrica, mais carros-pipa reforçarão a distribuição de água no Bujari. Há cerca de três semanas, quando o nível do reservatório de água bruta (açude) que abastece a cidade estava bem abaixo do ideal, a primeira medida foi deslocar sete caminhões-pipa para reforçar o abastecimento da cidade. Com o apoio das equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas do Estado (Ciopaer), a diretoria e equipe técnica do Saneacre realizaram sobrevoo na região, com o objetivo de mapear fontes alternativas.

A estrutura foi adaptada para captar água da fonte localizada e, com os carros-pipa reforçando, o problema foi amenizado. Mas a nova fonte também secou e os sete pipas que estão no Bujari já não estão dando conta, e a pedido do prefeito Padeiro o governo do Estado realocou todos os carros pipa do Saneacre, para atender o Bujari.

“Por isso, hoje, já estamos realocando todos os pipa a serviço do Saneacre no estado para atender essa ação emergencial no Bujari”, informou o presidente da autarquia estadual responsável pelos serviços de abastecimento de água no interior do Acre, Ítalo Lopes.

Afim de solucionar o problema e evitar sempre a utilização dos carros pipas, a prefeitura e estado, trabalhando em parceria, conseguiram a autorização do proprietário de uma fazendo com um manancial próximo, para fazer a interligação com a Eta e beneficiar a população.

O prefeito Padeiro e o vice Francisco Bessa, seguem acompanhando o trabalho afim de garantir que a obra finalize, e o problema possa ser sanado na maior brevidade possível.