• Foto do escritorASCOM/BJ Ferrery

Carros-pipa reforçam abastecimento de água no Bujari

Com a crise hídrica instalada pela seca do Igarapé Redenção, e a seca do outro açude utilizado da região, o Governo do Estado em parceria com a Prefeitura do Bujari, reforçaram o uso de caminhões-pipa para levar água potável aos moradores do município.

A ação emergencial realizada pelo governo do Acre, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado (Saneacre), conta com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), Defesa Civil, Prefeitura de Rio Branco e Prefeitura do Bujari.

Só ontem, 20, quinta-feira, foram 18 carros-pipa que transportaram 650 mil litros de água potável, mais que o dobro do volume diário até então disponibilizado para atender o município. Foram realizados os abastecimentos da parte baixa da cidade, como Loteamento do Heraldo, creches, escolas e unidade de saúde. O objetivo é, a partir deste fim de semana, manter os abastecimentos regulares.

Além da contratação de pipas para reforçar o abastecimento, uma nova estrutura foi montada para captar água de um terceiro açude na região, já que a segunda fonte que começou a ser utilizada também secou. “O Igarapé Redenção, que é o principal corpo hídrico que abastece o Bujari, secou este ano. O açude do seu Juarez, a partir de onde realizamos os abastecimentos nos últimos 15 dias, também secou, o que nunca havia ocorrido antes. E, agora, outro sistema alternativo, com um açude próximo ao aeroporto, será colocado em funcionamento”, explicou Ítalo.

Medidas adotadas

Enquanto são realizadas as ações emergenciais para amenizar os problemas decorrentes da crise hídrica, gestores e técnicos do Estado e do Município de Bujari estão mobilizados para planejamento e execução de ações mais efetivas, com o objetivo de evitar problemas ainda maiores no futuro.