História: Escola Governador Edmundo Pinto comemora 29 anos de Fundação no Bujari

A Escola de Ensino Fundamental Governador Edmundo Pinto de Almeida Neto, foi criada pelo Decreto Municipal nº 3.925/96 de 26 de novembro de 1992, que na época foi viabilizado pela Prefeitura de Rio Branco, com o objetivo de atender a comunidade escolar da Vila Bujarí. Em 1992, com emancipação da Vila Bujarí, passando assim, da categoria de Vila à Município a escola Edmundo Pinto, passou então, a pertencer ao município. A instituição de ensino recebeu o nome em homenagem ao saudoso governador Edmundo Pinto de Almeida Neto.

A referida escola já foi dirigida pelos professores: Sirlene Vieira de Araújo (dois mandatos), Antônio Raimundo André, Meire Torres, Marcio Soares, Cleudo Ramos, Mario Roberto Machado Torres (dois mandatos), e atualmente tem como diretor o docente Francisco Carneiro de Lima (Maninho), concluindo o segundo mandato.

Desde sua construção, em 1992, a escola passou por várias ampliações e adequações, sendo que a última e mais recente, foi a atual e tão esperada, nova Edmundo Pinto de Almeida Neto, à Nova Escola Edmundo Pinto de Almeida Neto, começou através de uma indicação do ex-vereador Manoel Nogueira de Alencar no final do mandato do ex-prefeito Michel Marques, em seguida o prefeito eleito João Edvaldo (Padeiro) cadastra um projeto no FNDE para fazer a escola, modelo padrão, especificando o local para a realização do projeto.

Em seguida o ex-Prefeito Tonheiro Ramos deu início ao projeto que foi concluída na gestão do ex-Prefeito Romualdo Araújo, no novo endereço - Rua Neutel Maia, Residencial Açaí. A referida escola, parte da história bujariense, foi inaugurada em 19 de março de 2018.

Para o atual prefeito João Edvaldo Teles de Lima, a escola é um marco para o Bujari e para o ensino das crianças e jovens, esperanças de uma cidade, estado e país melhor. "Costumo dizer que a escola é a melhor ferramenta democrática para o saber e troca de experiência, temos que valorizar e seguir implementano políticas públicas de qualidade para garantir um ensino aprendizagem cada vez melhor. Parabéns a escola pelos seus 29 anos de fundação" frisou o prefeito.