O documento vai garantir preferência no atendimento pessoal em instituições públicas da cidade para o trato de assuntos de interesse próprio, inclusive quando representado por responsável legal.
Tem início nesta quinta-feira (6) a distribuição da Carteira de Identificação da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) no Bujari. O documento tem como principal objetivo identificar e garantir os direitos das pessoas com TEA em todos os serviços públicos e privados, especialmente a garantia das prioridades estabelecidas em leis federais, estaduais e municipais, válido em todo o território nacional.
Com base na Lei Federal 13.977/2020, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista é mais uma ferramenta de inclusão social. Além da carteira, a família vai receber orientações sobre como saber se uma pessoa tem autismo, alguns sinais e como ajudar.
Em seu discurso, o prefeito João Edvaldo Teles (Padeiro) disse que essa é uma luta conjunta do governo e das instituições que acolhem portadores de necessidades especiais, Associações (De Pais de Pessoas Especiais, Pais e Amigos dos Excepcionais) entre outros.
“O poder público sozinho não consegue executar um trabalho de excelência em todas as áreas, mas com o apoio das instituições, associações e comunidade sim. Assim, vamos tornar Bujari uma cidade cada vez mais inclusiva, que respeita as pessoas e suas diferenças" destacou.
Cerca de 10 carteiras já foram emitidas. Para solicitar o documento, o responsável da pessoa com TEA deve realizar um cadastro na Secretaria Municipal de Assistência Social, preenchendo um cadastro e entregando cópias dos documentos necessários.
A emissão e a entrega da carteira seguem todas as medidas de cuidado e prevenção contra a covid-19 e é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social.
A solenidade de entrega ocorreu no auditório do CRAS e contou com a presença do prefeito João Edvaldo Teles (Padeiro), vice-prefeito Francisco Bessa, secretária de Assistência Social, Maria Rocilda, subsecretária de Assistência Social, Ilcicleia Bessa, secretário de Saúde, Francisco Abreu, subseretária de saúde, Maria Conceição e a família azul.
Galeria de Fotos
Comments