• Ascom

Prefeito celebra parceria com Estado/Sesacre e garante exames laboratoriais aos bujarienses

Parceria e União na saúde: Em abril de 2022, exames laboratoriais serão realizados em parceria entre a Prefeitura de Bujari e Sesacre


O prefeito João Edvaldo Teles (Padeiro) se reuniu com representantes do Governo do Estado do Acre para estabelecer uma parceria para a beneficiar a saúde municipal e garantiu a realização de exames laboratoriais a população a partir de abril de 2022, cumprindo mais um compromisso de campanha.

Durante a agenda o prefeito esteve acompanhado do vice-prefeito Francisco Bessa, Secretário Municipal de Saúde, Francisco Abreu, Secretária Municipal Adjunta de Saúde, Maria Conceição Santana, e receberam a representante da Secretaria de Estado de Saúde - SESACRE, Chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico, Aglanair Ferreira, Coordenadora de Apoio Nara Oliveira e equipe do COSEMS/AC e Mariana Uchôa.


De acordo com o prefeito o objetivo da Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, é realizar um mutirão de Exames Laboratoriais para diminuir a demanda reprimida com procedimentos não realizados nos Laboratórios do municipal. Para isto, estamos celebrando esta excelente parceria com o Governo do Estado/Sesacre, com apoio do Cosems/AC, Semsa para que seja possível a coleta dos exames laboratoriais facilitando o acesso dos pacientes.


Nos termos discutidos, a população bujarienses será beneficiada com os exames laboratoriais realizados em Bujari, sendo analisados por profissional da capital do Laboratório do Instituto Nacionoal de Traumatologia e Oncologia - INTO.


Os exames a serem ofertados e coletados no Bujari são:

  1. Hemograma, tempo de Protrombina (TAP)

  2. Tempo de Tromboplastina Parcial Ativada (TTPA)

  3. Glicose

  4. Ureia

  5. Creatinina

  6. Cálcio, Magnésio

  7. Sódio

  8. Cloreto de Potássio

  9. Desidrogenasse Lática (LDH)

  10. Gama Glutamil Transferase (GGT)

  11. TGO

  12. TGP

  13. Fosfatase Alcalina

  14. Bilirrubinas Total - Direta e Indireta

  15. Lactato

  16. Fosforo

  17. Proteínas Totais

  18. Albumina

  19. Ácido Úrico

  20. Colesterol

  21. HDL

  22. LDL

  23. Amilase

  24. Lipase

  25. CK e CKMB

  26. Troponina

  27. PCR

  28. Ferritina e

  29. EAS


O Secretário de Saúde, Francisco Abreu, afirmou que “o acesso a serviços de saúde do cidadão bujariense é nosso objetivo e esta é uma recomendação do prefeito Padeiro, que não tem medido esforços para que isto se efetivasse. Expresso nossa gratidão ao governador Gladson Cameli, a secretária da Sesacre Paula Mariano e do Cosems/AC” disse o secretário.


A secretária adjunta de saúde, Conceição pontou que são exames importantes para aferir a saúde da população e que muitos não conseguem arcar com os custos, por serem muito caros, e que agora, com esta parceria com o Estado, será possível realizar e os pacientes retornarem nas UBS e continuar o atendimento com os médicos da rede e cuidar da sua saúde, finalizou.


Galeria de Fotos


0 comentário