Prefeito encerra campanha novembro azul e abre campanha dezembro vermelho e laranja no Bujari

Atualizado: 2 de dez. de 2022

Novembro Azul

Nesta quinta-feira (01) o Prefeito João Edvaldo (Padeiro) e o vice Francisco Bessa, acompanhados do secretário de saúde Francisco Abreu e da secretária adjunta Maria Conceição, encerrou a campanha alusiva ao mês novembro azul, dedicada aos homens, com ações distribuídas ao longo de todo o mês, as atividades tiveram o objetivo de levar a conscientização aos homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

O evento aconteceu na UBS Raimunda Porfirio de Brito Ramos.

O prefeito ressaltou a importância do homem e destacou "Homens, vamos cuidar da nossa saúde. Saúde é vida! Cuidem-se de novembro a novembro, só assim, poderemos desfrutar de uma vida mais longa e sadia. Pratique esporte também” frisou Padeiro.

Durante a campanha a Prefeitura de Bujari por meio da Secretaria Municipal de saúde, realizou vários procedimentos como Consulta médica, Testes Rápidos, Exames laboratoriais, Eletrocardiograma e outros.

Durante a cerimônia o prefeito parabenizou o trabalho dos servidores da saúde. "Reconheço o belo trabalho que fazem diariamente, salvando vidas, mantendo nossas mentes sãs , cuidando quando a gente menos espera. Obrigado, e espero que possamos avançar ainda mais nessa campanha que agora se inicia, dezembro vermelho" encerra o prefeito sobre a campanha novembro azul.

Dezembro Vermelho

O prefeito também abriu a campanha dezembro vermelho e laranja e ao lado das autoridades da saúde enalteceu o Programa IST/Aids e Hepatites Virais e declarou aberto oficialmente a campanha Dezembro Vermelho e Laranja no Bujari. "Esse mês temos duas cores, vermelha para conscientizar sobre a luta contra o vírus HIV e a Aids e outras IST e laranja para conscientizar sobre o câncer de pele.

O secretário Francisco Abreu disse que a campanha visa promover ações programáticas, enfatizando a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV e também câncer de pelo. Durante o mês, serão realizadas atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento ao HIV/Aids e a prefeitura fará os testes e exames no município.

A Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). O vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos, que têm ou não Aids, podem transmitir o vírus para outras pessoas através de relações sexuais desprotegidas, compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.

“O mês de dezembro é referência no combate ao HIV/Aids, sendo considerado um período muito importante para reforçar a necessidade da prevenção da infecção e do combate ao vírus causador da imunodeficiência humana, bem como para promover ações que impulsionam uma melhor assistência à saúde e a garantia de direitos para todos aqueles infectados. Pacientes com HIV que fazem o tratamento adequado têm uma qualidade de vida melhor e o primeiro passo é fazer o teste nas USF do município”, afirmou a secretária adjunta de saúde Conceição.

Dentre os objetivos do Dezembro Vermelho, está a importância de informar sobre a realização do teste, além da proteção. Vale ressaltar que o atendimento e o tratamento HIV/Aids são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do HIV, além das Infecções Sexualmente Transmissíveis e das hepatites virais B e C. Bujari inicia agora uma série de atividades no decorrer do mês, dentre elas ações educativas nas Unidades de Saúde da Família – USF.