Prefeito prestigia 1ª Formação de Gestores e Coordenadores da rede municipal de ensino

Secretaria realiza formação de professores e gestores da educação municipal

A Prefeitura Municipal de Bujari por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou mais um momento formativo entre os professores e coordenadores das escolas da rede municipal de ensino bujariense. O encontro aconteceu na Escola Municipal Edmundo Pinto de Almeida Neto na manhã desta terça-feira, dia 04 de maio de 2021.

A formação foi ministrada pela própria Secretária Municipal de Educação e organizado pelo Núcleo de Apoio a Formação Continuada, que desta vez abordou o tema - PLANEJAMENTO: Os desafios de repensar a (re)organização educacional em tempos de pandemia, além de assuntos administrativos como o compromisso com práticas diárias no cotidiano, a autonomia na gestão escolar e a importância do planejamento das atividades pedagógicas e administrativas da escola.

Nesta pauta, a Secretária de Educação de Bujari, Professora Maria Odete do Vale Leal, destacou a importância de se realizar um planejamento de forma integrada com o quadro funcional das escolas e com a presença do prefeito Padeiro.

“Os gestores escolares não devem temer o novo e nem as novas tecnologias. É necessário saber usá-las para garantir uma educação mais inclusiva a toda a comunidade escolar e engajá-los nos planejamentos da escola e dando a sua contribuição” disse a Secretária.

O prefeito Padeiro esteve presente na formação do corpo pedagógico dos profissionais da rede municipal de ensino e destacou a importância do professor como agente transformador e formador dos profissionais do futuro. Padeiro chamou atenção pelo fato das mudanças nas atitudes pedagógicas que as escolas têm apresentado e lembrou que é importante as escolas passarem pelas reformas em sua estrutura física e oferecerem conforto aos alunos, dando maior tranquilidade aos pais, com os resultados efetivos que a Educação de Bujari precisa. O prefeito também lembrou sua origem humilde, ao afirmar "Eu sou uma pessoa humilde, não tenho estudo como vocês, mas acredito que a perfeição é uma condição que só chegamos com o estudo e a qualificação profissional, feitas de forma sistemática e planejada, como a Seme está proporcionando hoje".

"Desejo a todos os profissionais uma excelente formação, que possam dar o seu máximo e continuar realizando o belíssimo trabalho em sala de aula, em prol das nossas crianças e jovens, futuros de Bujari, do Acre e do Brasil", frisou o prefeito.

Padeiro acrescentou que hoje a sala de aula pode ser tradicional (presencial) ou a distância (Ead/Online), mas que em ambos os cenários, é necessário usar algum tipo de tecnologia para engajar e incluir ainda mais os alunos na dinâmica de ensino-aprendizagem e os professores devem estar aptos a ser essa transformação aos alunos.

A professora Maria Odete durante a formação que terá carga horária de 12 horas, destaca a importância do professor como a maior autoridade pedagógica dentro de sala de aula, mas que enquanto profissional, deve observar a importância do aluno com o entendimento de que todo o trabalho tem que ser focado no desenvolvimento e qualificação de ensino.

Presentes no evento além do prefeito Padeiro, o vice-prefeito Francisco Bessa, o presidente da Câmara de Bujari, Luciano Costa e os vereadores Eliane Abreu, Mariazinha, Aparecida e Jairo Pinheiro e a Secretária de Educação.