Prefeito prestigia encerramento da Capacitação de Agente Vacinador de Brucelose

O prefeito João Edvaldo (Padeiro) acompanhado da vereadora Maria do Rosário (Cainágua) participou do encerramento da Capacitação de Agente Vacinador de Brucelose promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o SENAR e IDAF.

O aperfeiçoamento dos produtores foi realizado na Fazenda Paraiso no ramal Copaíba.

Profissionais que aplicam vacina contra brucelose em bovinos e bubalinos aproveitam a flexibilização dos decretos municipais - quanto a realização de treinamentos - para cumprirem a exigência do Instituto de Defesa Agropecuária (IDAF/AC). Os trabalhadores cadastrados no órgão têm prazo para concluírem a capacitação que os habilita para a função.

O responsável do Senar pela capacitação destacou que os vacinadores que não apresentarem a capacitação serão retirados do cadastro oficial. "Após o prazo limite dado pelo IDAF/AC, somente poderá exercer a atividade aqueles que tiverem a capacitação" disse o instrutor.

O prefeito Padeiro fez questão de prestigiar o encerramento do curso e parabenizou os formandos. "Uma capacitação importante para o povo bujariense. Parabéns a todos aqueles que se reciclarem e poderão seguir atuando, vacinando os animais contra doenças e outros questões, cuidando da nossa saúde" pontou o prefeito.

Brucelose

A brucelose é uma doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella.

Pode ser transmitida ao ser humano pelo contato direto (manejo) ou indireto (consumo de alimentos lácteos não pasteurizados) de animais de produção, como bois, vacas, ovelhas, búfalos, porcos, entre outros ou pelo contato com animais de companhia (cães).

IMPORTANTE: Embora a brucelose chame atenção dos sistemas de saúde em todo o mundo por ser uma doença que apresenta importantes impactos, desde o ponto de vista ocupacional, problemas sanitários e até prejuízos econômicos, ela ainda é pouco conhecida, de difícil diagnóstico, subnotificada e negligenciada.