Prefeitura alcança excelentes resultados no combate a malária e a dengue no município de Bujari

Atualizado: 27 de ago. de 2021

Ao longo dos últimos meses, as ações de combate à malária estão sendo intensificadas por meio das equipes da saúde municipal bujariense que atuam no controle de serviço e monitoramento da doença.

O município de Bujari vem alcançando bons resultados na redução na malária. Dados da Vigilância Sanitária mostram que de de janeiro a julho de 2021 comparando com mesmo período do ano anterior, foram 48% menos casos, graças as ações integradas entre município e governo do Estado. De janeiro até a última segunda-feira, 23, os agentes de endemias da Secretaria de Saúde de Bujari levaram atendimentos a 271 pessoas, sendo 43 casos positivos de malária, sendo 19 do tipo Falciparun e 24 Vivax. Todos os pacientes foram medicados, fizeram os exames de verificação de cura e nas localidades com casos de malária positivados a Prefeitura alcançou o bloqueio químico de 100%.

Reforçando o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, o Núcleo de Transmissão Vetorial do Governo do Estado do Acre, entregou um Microscópio ao município para auxiliar no combate à malária.

Além do combate a malária, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde também trabalharam intensamente no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Foram dois ciclos de visitas concluídos até o momento, e nesta semana, os agentes de saúde de Bujari iniciaram o terceiro ciclo. Como resultado da ação de reconhecimento geográfico, foram 4.250 alcançados. Em testes, foram realizados dois Levantamento de Índice Rápido - LIRA com resultado de 2,5 de infestação do Aedes no município.

De acordo com o secretário de saúde, Dr. Francisco Abreu, a ação tem sido exitosa graças ao trabalho pró-ativo da prefeitura e da secretaria de saúde, através de todos os profissionais de saúde e da parceria com o Governo do Estado.

"É um trabalho intenso que estamos fazendo afim de livrar a população dessas doenças, malária e dengue entre outras, graças a Deus e ao trabalho de todos os profissionais de saúde do Bujari e ao apoio do prefeito Padeiro e do vice Francisco Bessa e do governo do Estado/Sesacre, estamos obtendo bons resultados nessa batalha" frisou o secretário.