Prefeitura de Bujari empodera mulheres camponesas do Ramal Espinhara com entrega de trator

Em uma cerimônia marcada por emoção e empoderamento, a Prefeitura de Bujari, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou um trator tobata para as Mulheres Camponesas do Ramal Espinhara, na Vila Tomé. O evento, realizado na residência da Senhora Francinete Fernandes, contou com a presença do Prefeito João Edvaldo (Padeiro), do Secretário Municipal de Agricultura Bruno Moraes, da Vereadora Maria do Rosário (CAINÁGUA) e da Coordenadora Municipal de Promoção da Igualdade Racial Edina Belém. O evento foi realizado na terça-feira, 6 de fevereiro de 2024.

A entrega do trator representa um marco histórico para o desenvolvimento da agricultura familiar no Ramal Espinhara. O equipamento permitirá que as mulheres camponesas aumentem sua produtividade, reduzam o tempo e o esforço físico no trabalho e, consequentemente, melhorem sua qualidade de vida e gerem renda para suas famílias.

"Este trator é muito mais do que um equipamento agrícola. Ele representa a força e a capacidade das mulheres camponesas de Bujari, que agora podem trabalhar com mais autonomia e dignidade. A Prefeitura está comprometida em empoderar as mulheres e garantir que elas tenham acesso a ferramentas e recursos que possibilitem seu crescimento profissional e pessoal", afirmou o Prefeito Padeiro.

O Secretário Bruno Moraes frisou "A entrega deste trator faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura para fortalecer a agricultura familiar em Bujari. Estamos trabalhando para oferecer aos produtores rurais melhores condições de trabalho e escoamento da produção".

Já a vereadora Maria do Rosário disse "Este é um dia de grande alegria para as mulheres camponesas do Ramal Espinhara. Esta conquista é fruto da luta e do trabalho árduo de muitas mulheres. Agradeço ao Prefeito Padeiro e à sua equipe por este compromisso com o empoderamento feminino".

A coordenadora Edina Belém falou "A entrega deste trator é um passo importante para a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres no campo. As mulheres camponesas de Bujari merecem ter acesso a ferramentas e recursos que possibilitem seu desenvolvimento", disse Edina Belém.

Em nome das Mulheres Camponesas do Ramal Espinhara, a representante Francinete Fernandes, agradeceu a Prefeitura do Bujari e ao prefeito Padeiro pelo apoio e destacou o impacto positivo que o trator terá na vida das mulheres. "Este trator vai nos ajudar muito a trabalhar a terra, plantar nossos alimentos e gerar renda para nossas famílias. Estamos muito felizes e gratas por este presente", disse a Senhora Francinete Fernandes.