Prefeitura de Bujari firma parceria com IMAC e SEMAPI para combater desmatamento e queimadas e promover educação ambiental.

O prefeito João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro) preocupado com o aumento alarmante do desmatamento e das queimadas em áreas como Tarauacá, Feijó, Manoel Urbano, Sena Madureira, Bujari e Rio Branco, nos últimos dois anos, tomou a iniciativa ousada de firmar uma parceria com o Governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Proteção Indígena (SEMAPI). O objetivo é reduzir significativamente esses problemas e promover a conscientização ambiental no município.

A equipe que participou da reunião com o prefeito e autoridades locais bujarienses, já iniciaram o trabalho em Tarauacá e seguiu por Manoel Urbano, Sena Madureira e Bujari, culminando com ações até Rio Branco. Com a implementação de um projeto de mecanização, a Prefeitura do Bujari busca combater o desmatamento ilegal, visando impactar aproximadamente 80% dos produtores rurais da região. Essa iniciativa conta com a parceria técnica e institucional do estado, que visa prevenir e coibir as queimadas ilegais.

Para promover a educação ambiental e conscientizar a população sobre a importância da preservação, a Prefeitura conta com profissionais engajados nessa missão. Lilia Braga, chefe da Divisão de Difusão e Educação Ambiental do IMAC, Adriano, gestor de políticas públicas do CEA/SEMAPI, China, chefe de Ouvidoria do IMAC, e Paulo, técnico ambiental do Imac, são peças fundamentais nesse processo.

A parceria entre a Prefeitura de Bujari, IMAC, SEMAPI e outros órgãos envolvidos mostra o compromisso em enfrentar os desafios ambientais, buscando soluções efetivas e sustentáveis. Através da conscientização, da fiscalização e do apoio aos produtores rurais, a intenção é preservar o meio ambiente e construir um futuro mais promissor para a população do Bujari.

Estou feliz com essa agenda, que julgo extretamente positiva, e friso que essa união renderá bons frutos para garantir um desenvolvimento sustentável e educação ambiental, capaz de frear os desmatamentos na cidade, melhorando a qualidade do ar que respiramos. Minha gratidão a secretária da SEMAPI, Julie Messias e ao presidente do Imac, André Hassem pelo apoio e incentivo para juntos trabalharmos por futuro diferente e feliz. "Com essa união de esforços e a implementação de medidas concretas, a Prefeitura de Bujari demonstra seu comprometimento em proteger a natureza, valorizando a preservação dos recursos naturais e garantindo um ambiente saudável e equilibrado para as futuras gerações." disse o prefeito.

Padeiro também informou que a prefeitura trabalha com bastante transparência e no site da cidade, há um painel com o monitoramento das queimadas, público para todos, disponível na página inicial no banner Qualidade do ar > Queimada (Acesse aqui).