Prefeitura de Bujari promove manhã de atendimentos em alusão ao "Outubro Rosa" nesta sexta-feira, 14

Nesta sexta-feira, 14, a Prefeitura de Bujari através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza na na UBS Maria Iza a campanha Outubro Rosa, voltado para a conscientização da população em geral e mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.

O evento contou com palestras socioeducativas e distribuição de material informativo aos usuários, além da realização de exames preventivos no local e vacinação contra a Covid-19. Iniciou às 8 horas e teve também palestras com a enfermeira Eva e a psicóloga do município.

Também teve os serviços de PCCU, teste rápido, dentista, consulta médica e de enfermagem, e foi ofertada uma manhã de beleza, sobrancelhas, maquiagem, corte feminino e masculino, escova e hidratação, bem como um café da manhã.

A ação também realizou exames de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, teste rápido de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e exame preventivo (Papanicolau).

“Estamos chamando atenção para um problema grave de saúde pública e que afeta mulheres do mundo todo, onde muitas acabam vindo a falecer por conta de um diagnóstico tardio. Então, hoje, trazemos não apenas a distribuição de um material informativo para nossas usuárias, mas a oportunidade de realizar alguns exames preventivos que são de extrema importância para sua saúde”, explicou o secretário Francisco Abreu.

Durante a palestra a psicóloga e a enfermeira, destacaram a importância de se levar mais ações sensibilizadoras e serviços para perto das famílias amparadas pela rede de proteção social. “Informação é poder. Quando nós esclarecemos e sensibilizamos nossos usuários e usuárias da importância dos cuidados com a saúde, trazendo alguns desses serviços em ações como essa, plantamos uma sementinha para que eles entendam os direitos que possuem, tais como a saúde, além de estimular e ensinar como buscar esses direitos. Uma das nossas palestrantes hoje falará um pouco sobre o sistema de marcação de mamografia, por exemplo, porque entendemos que não adianta apenas conscientizar, mas que é preciso também trazer e explicar esses serviços e direitos”, esclareceu as servidoras.

“Com o Outubro Rosa ressaltamos ainda mais o cuidado para prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, que é uma doença prevalente na nossa população. Então é importante promover campanhas relacionadas a esse tema para chamar atenção das mulheres e trabalhar na prevenção, porque quanto antes descobrir, mais eficiente poderá ser o tratamento”, destaca Maria Conceição.