Prefeitura do Bujari e SEME promovem I Formação para planejar o início do ano letivo 2022

Gestores de toda a rede municipal de ensino do Bujari discutem estratégias pedagógicas para mais um ciclo de aulas

A abertura aconteceu nesta segunda-feira (4) com participação do prefeito João Edvaldo Teles de Lima, vice-prefeito Francisco Bessa e da titular da educação, Maria Odete. O evento é no formato presencial e contou com a participação de mais de 100 profissionais, entre eles, gestores, coordenadores de ensino e pedagógicos e a equipe técnica da Secretaria. Com uma vasta programação, serão debatidos dezenas de temas de interesse da administração e do universo pedagógico no ambiente escolar. Também estiveram presentes no evento o Gestor Maninho e o vereador Jairo Pinheiro.

Na abertura da formação, a secretária municipal de Educação, saudou os gestores e docentes da rede e desejou uma boa troca de experiências e ideias. “O meu desejo é que vocês se sintam abraçados pela SEME em todos os momentos da gestão que se inicia. Somos parceiros, semelhantes, companheiros de trabalho, professores e educadores infantis, que têm como meta um propósito em comum: a qualidade da educação do município do Bujari e a aprendizagem e desenvolvimento (em todos os aspectos) dos nossos estudantes”, ressaltou a titular da Educação.

O prefeito Padeiro destacou que a formação é importante e é um procedimento comum em todos os inícios do ano letivo, para orientar e ajudar os servidores, garantindo uniformidade e qualidade ao ensino da rede municipal bujariense. "Minha orientação é que busquem novas abordagens pedagógicas e ofereça o melhor aprendizado possível as nossas crianças, futuro do município e do Brasil. Peço também que mantenham os protocolos contra a pandemia do novo coronavírus, e vamos ter um ano letivo fantástico, proveitoso e com muita emoção" frisou Padeiro.

O vice-prefeito também destacou a qualificação dos professores e desejou a todos um excelente início de semestre. “Aproveitem esta formação e ampliae seus conhecimentos em busca da melhoria da qualidade do ensino, permitindo que a equipe gestora da escola possa aperfeiçoar o desenvolvimento do trabalho e com isto, contribuir com a melhoria do processo de ensino aprendizagem dos alunos”, finalizou Francisco Bessa.

O tema da formação foi Planejamento das estratégias pedagógicas para o ano letivo de 2022 e teve como objetivo principal levar os docentes e gestores a refletir sobre as atribuição da equipe gestora diante das mudanças impostas pela pandemia; Rememorar sobre a importância da revisão do PGP para o novo ano letivo; Reconhecer o Currículo de referência Único do Acre como instrumento para subsidiar o planejamento; Compreender a importancia da avaliação diagnóstica como instrumento que permite identificar as dificuldades dos alunos para direcionar o planejamento do trabalho docente; Compreender as ações estruturantes da função do Coordenador Pedagógico como modalidades privilegiadas de formação em serviços na escola; Refletir sobre as ações do coordenador pedagógico na escola e suas implacações na sala de aula, identicando o seu papel de formador em serviço e como tribuir no aprimoramento da prática dos professores e avanço de aprendizagem dos alunos; Discernir as demandas prioritárias da função do coordenador pedagógico, de acordo com o PGP, para organizar melhor a rotina de trabalho; Produzir modelo de rotina pedagógica que conduza o trabalho do coordenador pedagógico para o ano letivo de 2022; Ampliar os conhecimentos sobre a importância do Plano de Ação e da rotina do Coordenador pedagógico com propósito de subsequente elaboração e; Refletir com as equipes gestoras sobre as ações propostas do PGP durante o ano letivo de 2021, com intuito de alinhas objetivos e ações pedagógicas para o ano letivo de 2022.

As palestras foram ministradas pela Wanessa Lins, Evandro Pereira e Sávio.