Prefeitura e 'família azul bujariense' abrem a campanha de conscientização sobre o autismo

Com a presença do prefeito João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro), a prefeitura de Bujari através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou uma carreata abrindo a campanha de conscientização sobre o autismo em Bujari, na manhã deste sábado (2).

Com camisas, adereços azuis e balões, servidores e familiares de crianças com autismo caminharam pelas ruas do Centro de Bujari, para orientar a população sobre o autismo e pedir a todos que cumpram as leis e mais direitos para os portadores de autismo. A atividade é parte da programação em comemoração ao Dia Mundial do Autismo a ser comemorado no domingo (3).

“Estou aqui para demonstrar a importância do tema para a população e para as famílias, fiz questão de participar. É um ato para demonstrar que o autismo não é uma doença e sim uma diferença, além de discutir projetos de leis e pautas que ainda não estão resolvidas para esta parcela da sociedade e ainda evitar problemas para as famílias, algumas até já relataram a mim que estão em depressão, e temos que apoiar e ajudar da melhor forma”, frisou o prefeito.

De acordo com a secretária de assistência social, Rocilda, o objetivo da carreata é sensibilizar as pessoas para um tema tão importante e atual que é o autismo, e reforçou que autismo não é doença e sim uma diferença. Durante a abordagem com os populares a secretária disse que foi levado a todos as principais características do autismo e seu impacto na família, e como a compreensão adequada dessa condição incurável, mas tratável, contribuirá para melhor qualidade de vida das pessoas com TEA e seus familiares. “Por falta de orientação muitos papais usam abordagens violentas, preconceituosas contra os filhos autistas, que não conseguem se comportar de modo neurotípico padrão em relação às demais crianças e adolescentes, e isso é negativo”, disse a secretária.

No final, a administração municipal serviu um café da manhã aos participantes.