Prefeitura encerra campanha novembro azul no Bujari

Nesta sexta-feira (26) a prefeitura realizou a solenidade de encerramento da campanha alusiva ao Novembro Azul, mês de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. A atividade foi realizada no Centro de Saúde Raimunda Porfírio no Bujari, com a presença do Prefeito João Edvaldo (Padeiro) e do vice-prefeito Francisco Bessa, Secretário de Saúde, Francisco Abreu, secretária adjunta de saúde, Maria Conceição e do secretário de Agricultura, Ito, além dos homens da cidade.

Durante o mês de novembro de 2021, a prefeitura através da saúde municipal, realizou centenas de atendimentos como: Consulta Médica, Consulta de Enfermagem, Atendimento Psicológico, Atendimento Odontológico, Teste Rápido, Teste Glicêmico, Aferição de PA, Imunização, Eletrocardiograma, além de palestras sobre Planejamento Familiar, Tabagismo, Alcoolismo, Violência.

No encerramento das ações, foi servido um delicioso lanche para todos que estavam presente.

Para o prefeito Padeiro a ação promovida no mês de novembro é extremamente necessária, especialmente para os homens, que acabam se cuidando menos e ainda tem o preconceito, além de vergonha por piadas que são feitas, que impactam negativamente no tratamento precoce.

“Campanhas como essa nos estimulam a realizar o autocuidado, pois nem sempre temos tempo para fazer uma consulta ou exame, ou até mesmo participar de uma palestra sobre o tema. Infelizmente, ainda há muito tabu sobre esse assunto, mas é importante priorizarmos a nossa saúde. Reforço que os homens devem procurar as UBS no mínimo uma vezes por ano para fazer um checkup da saúde”, destaca o chefe do executivo municipal.

De acordo com o secretário de saúde, Francisco Abreu, ações como essa fortalecem o autocuidado. “Tivemos o cuidado de levar essas ações para a população e para as secretarias da estrutura municipal com o incentivo do homem se cuidar, pois é somente por meio da prevenção que é possível identificar uma doença e iniciar o tratamento necessário”, pontou o gestor da saúde municipal.