Prefeitura reinaugura laboratório de exames e análises clínicas

Com a presença de autoridades e servidores do Bujari, Governo do Estado, Sesacre e Acrelândia, prefeitura reinaugura o laboratório de exames e análises clínicas do município, que há vários anos estava inoperante.

O laboratório de análises clínicas de Bujari é reinaugurado nesta sexta-feira, com a presença do prefeito João Edvaldo Teles (Padeiro) e representantes do governo do Estado. O prédio tem instalações ainda mais adequadas e seguindo os padrões do Ministério da Saúde de biossegurança. O laboratório municipal atua na atenção básica em saúde e na realização de exames para diagnóstico dos mais variados tipos de doenças, e será um grande processador de dados de saúde imprescindíveis ao gerenciamento das ações estratégicas em saúde pública do Bujari.

De acordo com o prefeito Padeiro a reinauguração da sala de coleta de exames em Bujari é um marco importante para a saúde bujariense e da sua gestão. O laboratório estava há muitos anos sem funcionar, serviços suspensos; hoje isso fica para trás, e os munícipes terão mais um local para realizar seus exames aqui no próprio município do Bujari, sem necessidade de se deslocar a Rio Branco 'capital' ou a cidade vizinha de Acrelândia, graças ao empenho da nossa gestão com a parceria da Sesacre e governo do Estado.

“Trabalhamos para oferecer serviços públicos de saúde com mais qualidade e agilidade e hoje estamos felizes em entregar a nova e moderna sede do laboratório que já conta com profissionais altamente qualificados, o que muito nos orgulha", disse o prefeito.

O secretário Francisco Abreu frisa que serão ofertados mais de 10 (dez) tipos de exames clinicos laboratoriais que auxiliarão no diagnóstico dos pacientes e facilitará o tratamento e demais encaminhamentos e desenvolverá um papel importante na medicina preventiva melhorando a prestação de serviços ao povo bujariens; e reforçou que a gestão do prefeito Padeiro busca a modernização dos serviços aos usuários da rede pública de saúde e que no futuro os exames estarão disponíveis online para a população. "Hoje estamos reinaugurando o laboratório e não vamos parar por aí, tudo que pudermos fazer para melhorar e agilizar os processos de saúde faremos, inovação é um dos assuntos que está em nosso radar e vamos lutar para implementar soluções tecnológicas para beneficiar a população" disse.

Demonstrando respeito e dando exemplo de saúde, todos os participantes na solenidade usaram a máscara de proteção contra a covid-19 e seguem praticando as medidas de higienização das mãos. Ao término da solenidade de reinauguração, a prefeitura ofertou um cofee break aos presentes, marcando a reinauguração do laboratório.

Presentes na solenidade o prefeito João Edvaldo Telles (Padeiro), vice-prefeito Francisco Bessa, secretário municipal de saúde do Bujari, Francisco Abreu, secretária municipal adjunta de saúde do Bujari, Conceição Santana, primeira-dama e secretária municipal de assistência social, Maria Rocilda, Representante da Dra. Paula Mariano, secretária da Sesacre, Raimundo Firmino, diretora de redes de atenção à saúde do Estado, Jocelene Soares de Souza, presidente do COSEMS, Victor Martineli, vice-prefeito de Acrelândia, Graia Caetano, diretora do INTO, Hellen Freitas, vereador Luciano Queiroz, chefe da divisão de apoio diagnóstico, Aglanair Ferreira e responsável técnico do laboratório do INTO, Gabriel Manasfi, servidores da saúde e do Centro de Saúde Raimunda Porfírio.