Saneacre realiza recuperação da barragem do açude que abastece o município de Bujari

Com o rompimento da barragem do açude da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bujari no último domingo, 18, o Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), iniciou nesta segunda-feira, 19, as obras de restauração do reservatório de forma célere e urgente.

O açude, localizado próximo à BR-364, é a fonte de captação de água para tratamento e distribuição na cidade, como também ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. De acordo com José Bestene, presidente do Saneacre, o incidente causou uma queda no volume de água armazenada, mas não chegou ao ponto de ocasionar desabastecimento aos usuários.

“Com as chuvas torrenciais a barragem se rompeu, mas já estamos com obras de recuperação em parceria com a prefeitura do município”, c o presidente.

De acordo com ele, a recuperação está sendo realizada de forma a garantir segurança e qualidade à população do município. “Tem que ser obra eficiente e duradoura, como prevê a qualidade dos serviços da gestão Gladson Cameli”, comentou José Bestene.

O prefeito João Edvaldo (Padeiro) agradeceu o Governo do Estado e a Saneacre, pelo atendimento a sua solicitação, para recuperação imediata da barragem. "Feliz pelo pronto atendimento do Governo do Estado por meio da Saneacre, para beneficiar a população bujariense, que precisa desse recurso hídrico tão importante", disse.

De acordo com o engenheiro civil e diretor de operações do Saneacre, Alan Ferraz, o rompimento se deu na junção das barragens de barro e de concreto. “Estamos providenciando uma parede de concreto interligando a estrutura de concreto com o barro, e com isso daremos mais estanqueidade e segurança à barragem. Em seguida vamos refazer a barragem de terra em cima da parede de concreto, lateralmente, para escorá-la de forma que não haja mais vazamento”, explicou Alan.

Diante dessa situação, o Saneacre mobiliza esforços de forma urgente para reconstruir e fortalecer a barreira danificada, adotando um plano de contingência que inclui a ampliação da barragem de concreto para reforçar sua estrutura interna, complementando a barreira natural de terra existente e, assim, manter água armazenada para o verão. O abastecimento local se mantém regular.