top of page
  • Foto do escritorAscom

Bujari adere a sistema nacional da igualdade racial

Com adesão, a prefeitura agora é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais


O município de Bujari dá um passo importante ao aderir ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir). Isso significa, na prática, que o município, agora, é responsável pela implementação das políticas públicas destinadas a superar as desigualdades raciais. O Sinapir se apresenta como o canal para que o município tenha acesso a recursos para aparelhar seus conselhos de igualdade racial.

A solenidade de formalização aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac) hoje pela manhã. Bujari foi representado pelo prefeito João Edvaldo Teles de Lima (Padeiro), que recebeu das mãos do Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, Paulo Roberto, o termo de adesão ao SINAPIR (Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

O Secretário Nacional de Igualdade Racial, Paulo Roberto, representante do Governo Federal, explica que o Sinapir tem como objetivo organizar e articular a implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar desigualdades étnico-raciais no Brasil. Os estados e municípios que entrarem no sistema podem concorrer ainda a bonificação de 50% de pontos nos editais anuais da Sinapir. Além disso, as unidades podem ter Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs), ligados às suas universidades estaduais ou federais, apresentando projetos para receberem recursos financeiros.


Padeiro comemorou a adesão “Estamos promovendo mudanças na forma de criar políticas públicas no Bujari para alcançar toda a população, independente de cor, raça, sexo, orientação etc, e que iniciativas como o Sinapir são fundamentais para esse trabalho afim de cumprir os objetivos com o povo bujariense" e continua que já era um desejo de estruturar e aparelhar o Conselho de Igualdade Racial. O prefeito explica que a administração municipal trabalha para que todas as políticas sociais possam chegar a todos os munícipes.

"Excelente iniciativa do Governo Federal, com apoio do Governo do Estado, e agora com a parceria e apoio das Prefeituras. Bujari não poderia ficar de fora, somos todos iguais perante a lei, e somos daltônicos em nossas políticas públicas, beneficiamos a todos” destacou o chefe do executivo.

O evento contou com a participação dos demais prefeitos do do Acre, do Governador Gladson Cameli, Secretária de Estado de Assistência Social, Ana Paula Lima, Secretários Municipais de Assistência Social e representantes dos Conselhos de Igualdade Racial.

0 comentário
bottom of page